A diferença entre autor e artista

Olá, seres humanos e não-humanos!
Hoje é mais uma quinta-feira e, com ela, uma das nossas conversas recorrentes. Afinal de contas, qual a diferença entre autor e artista? Existe alguma diferença? Como sempre, não vamos discutir nada sem antes consultar um dicionário, mas já adianto que a minha resposta, independente do que diga o nosso “pai dos burros”, será sim. Sim, existe uma diferença.
Para prosseguir com o assunto, é só clicar em mais informações aí embaixo.

De acordo com o dicionário online Michaelis:
autor
sm (lat auctore) 1. Aquele que é causa primária ou principal: Deus é o autor do mundo. 2. Aquele de que alguém ou alguma coisa nasce ou procede. 3. Praticante de uma ação; agente. 4. Fundador, instituidor. 5. Escritor de obra literária, científica ou artística. 6. Inventor, descobridor. 7. Dir A parte que promove um feito contencioso; o que propõe demanda contra outro. 8. Dir Indivíduo por quem foi transmitido a outrem algum direito. 9. A parte acusadora em uma ação penal. 10. O que primeiramente dá uma notícia. A. das lamparinas, ou A. de luminárias: qualificativo de quem se sai com uma lembrança estulta. A. de seus dias: o pai.

Ufa! Grande esse significado, não é mesmo? E bem abrangente.
Por isso, entendemos que autor é alguém que faz algo, genericamente falando. Qualquer um, fazendo qualquer coisa em qualquer lugar, não importa se foi proposital ou por acidente.

Agora, qual a primeira coisa que você imagina quando escuta a palavra autoria?
Eu, por exemplo, lembro de placas. Aquelas placas imensas que talvez não existam de verdade, mas que são responsáveis por anunciar aos quatro ventos que Alguém fez Isso. Só. Apenas. Nada além.
Ele só fez. Não importa se é bom ou ruim, o que importa é que foi feito. Não importa qual o significado daquilo, ou como surgiu. Nada importa além da existência física daquele instrumento ou do significado de tal acontecimento promovido pelo Alguém.

A gente pode ser autor de muitas coisas.

Agora de acordo com o mesmo dicionário:
artista
adj m+f (arte+ista) 1. Aplicador da arte. 2. Engenhoso. 3. Astucioso, manhoso.s m+f 1. Indivíduo que se dedica às belas-artes. 2. Aquele que faz da arte meio de vida. 3. O que revela sentimento artístico. 4. Artesão, artífice. 5. Dir trab Em face da lei, é o bailarino, músico, artista de teatro, circo e variedades e, mesmo, o atleta profissional, como o jogador de futebol. A. dramático: ator que representa em dramas. Col: elenco, grupo.

Ainda parece bastante frio, não é mesmo? Ainda assim, note a seguinte parte: “2. Aquele que faz da arte meio de vida”. Não interprete isso como viver da arte em si, mas precisar dela para viver, ter a sua arte como uma parte inseparável de você.

Entende onde quero chegar? É essa a diferença crucial, na minha opinião: o amor pelo que você faz. E, sim, pode ter certeza que eu tenho noção completa de como eu sempre falo e torno a repetir a mesma coisa, mas é que essa é uma constatação a cada dia mais forte em mim.
Desculpem-me aos que discordam, mas eu acho impossível alguém levar para frente algum tipo de arte sem amar o seu ofício. Digo isso porque o seu exercício é de fato muito trabalhoso e o resultado dificilmente vem de prontidão.

Se não houver amor, haverá desistência.

Há diferença entre autor e artista?
Sim. Não preciso pensar duas vezes para dar a resposta. O artista ama o que faz. Já o autor não necessariamente tem o mesmo apreço pela sua obra.

Todo artista é autor de algo, mas nem todo autor de algo é um artista.

E quanto a você? Divide as mesmas opiniões comigo? Se não, qual a sua tese a respeito? Opiniões diferentes são sempre bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião! Ela é muito importante para mim.

© Giulia F Ferreira - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Giulia F Ferreira. Tecnologia do Blogger.